INÍCIO   -   BIOGRAFIA   -   NOTÍCIAS   -   FOTOS   -   BOLETINS   -   VÍDEOS   -   LEGISLAÇÃO   -   CONTATO
 

Governador Pimentel vai assinar ordem de serviço para retomada das obras da MG 760
 


 

No próximo dia 26 de julho, às 10 horas no Parque Estadual do Rio Doce o Governador Fernando Pimentel irá assinar a ordem de serviço para a retomada das obras da LMG 760. O local para a solenidade foi decidida nesta semana pelo Cerimonial do Governo que, acompanhado do deputado Celinho, fez visita à área para aprovação do local.
O deputado Celinho do Sinttrocel foi uma das mais importantes forças políticas da região na conquista desta decisão por parte do Governo do Estado de realizar a obra que está paralisada desde 2013, por falta de licenciamento ambiental.
Nesses quase três anos e meio de paralisação, o Deputado Estadual Celinho do Sinttrocel manteve uma atuação direta e permanente pelo retorno das obras. Desde as tentativas de um Termo de Ajuste de Conduta até a aprovação final do licenciamento, que aconteceu no mês passado (junho/2017) pelo Conselho de Política Ambiental do Estado (COPAM).
Foram meses de estudos e avaliações e inúmeras reuniões e tratativas com o Governo do Estado, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com o DER, com a Secretaria de Obras, com o Ministério Público, com responsáveis técnicos, com a Agenda de Convergência do Vale do Aço e com a população.
Celinho, por exemplo, liderou comitivas de visitas a vários desses órgãos, realizou audiência pública da Assembleia em Cava Grande e promoveu um encontro dos prefeitos de Jaguaraçu, Dionísio, Marliéria, São José do Goiabal e Timóteo com o Governador Fernando Pimentel.
Celinho acompanhou de perto todas as etapas que envolveram o processo de licenciamento: as vistorias nas áreas, a proposta de compensação ambiental, a manifestação favorável do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Ambiental (IEPHA) em favor do empreendimento e a anuência do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Rio Doce para a realização das obras, aprovada por unanimidade.
Além das atividades institucionais, Celinho participou também das manifestações do Movimento Asfalta, Já, organizadas pelas comunidades a serem beneficiadas.
No dia 27 de junho, os conselheiros da Câmara Técnica de Infraestrutura, Saneamento e Urbanização (CIF) do Conselho de Política Ambiental (COPAM) aprovaram o licenciamento das obras de pavimentação e melhoramentos da rodovia LMG-760 – entre Cava Grande e a BR-262.
Serão diretamente beneficiados todos os moradores que vivem ao longo da estrada e a população das cidades de Dionísio, Jaguaraçu, Marliéria, São José do Goiabal e Timóteo, do Vale do Aço e do Rio Doce.
A obra, já licitada, tem um orçamento previsto de 120 milhões de reais, que já estão garantidos pelo Secretário de Obras do Estado, Murilo Valadares. Também já está definido que a empresa TAMASA, licitada no processo anterior, dará continuidade às obras. “Há muito tempo esperamos pela pavimentação da LMG-760. Esta estrada é muito importante para nossa Região. É ela quem garante a ligação entre Cava Grande, em Marliéria, a São José do Goiabal – no entroncamento com a BR-262”.
Para o deputado, a pavimentação trará impactos positivos para os moradores do entorno da LMG-760: vai acabar com a poeira, a lama e os acidentes que tanto incomodam os moradores. Vai garantir mais mobilidade na Região e gerar emprego e renda – durante a obra e após, com o fortalecimento do turismo regional. Além disso, vai beneficiar o Vale do Aço e a Zona da Mata e, de tabela, todos os mineiros.
O deputado lembra que quando a obra foi suspensa – por falta de licenciamento ambiental, ele percebeu que essa não era uma luta fácil e nem rápida. Que seria preciso muito compromisso e uma dedicação permanente. “Por isso, mobilizei meu Mandato e, pessoalmente, me dediquei e acompanhei de perto todas as etapas necessárias à liberação”, conta Celinho.
O deputado acrescenta que a luta não foi fácil. “Foi um processo longo que demandou muita persistência para a sua continuidade. E vai continuar demandando de nós acompanhamento e fiscalização para que não haja mais interrupções. Nem todos que comemoram esta vitória, tiveram uma participação efetiva no processo. Muitos pegam carona na conquista que é, sobretudo, da população que será beneficiada pela rodovia. E aqui, pedimos discernimento à população ao avaliar a quem atribuir o empenho e dedicação à luta” comenta Celinho.


21/07/2017


 
     

 

 

 


<< Voltar a tela anterior
 
 
 
     
     
  GABINETE OFICIAL - CELINHO DO SINTTROCEL
Rua Rodrigues Caldas, 79 - Edifício Tiradentes - 15º andar - sala 02 - Santo Agostinho - Belo Horizonte/MG - CEP 30190120
Telefone (31) 2108-5905