INÍCIO   -   BIOGRAFIA   -   NOTÍCIAS   -   FOTOS   -   BOLETINS   -   VÍDEOS   -   LEGISLAÇÃO   -   CONTATO
 

Deputado Celinho cobra da Fundação Renova soluções para o Vale do Aço e Rio Doce
 


 

O deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB) participou nesta quarta-feira (18/10) em Belo Horizonte de reunião entre uma comissão de parlamentares e a Fundação Renova, criada pelas mineradoras envolvidas no desastre causado pelo rompimento da barragem do Fundão, ocorrido em 2015, em Mariana, para cuidar da reparação dos danos causados à população atingida e ao meio ambiente.
O objetivo do encontro, realizado na Assembleia, foi a apresentação do funcionamento e dos métodos de trabalho que vem sendo desenvolvido pela Renova. A Diretora de Desenvolvimento Institucional, Andrea Aguiar Azevedo, apresentou um breve relato das atividades desenvolvidas pela Fundação e, em seguida, foi aberto um debate entre os presentes.
Em sua intervenção, o deputado Celinho esclareceu que “as reclamações são muitas e a maioria das pessoas atingidas tem uma grande descrença com a Renova, principalmente, pela falta de respostas mais objetivas e a lentidão dos processos de reparação e de compensação – tanto os processos individuais como os coletivos”, destacou o deputado. Ele comentou ainda sobre a Audiência Pública realizada em Cachoeira Escura, distrito de Belo Oriente, e da revolta da população local principalmente com a qualidade da água e as perdas ocasionadas no comércio local. Ele lembrou também que “na cidade de Periquito, a situação é a mesma. Os moradores reclamam da qualidade da água e esta situação precisa de uma solução definitiva” cobrou o Deputado.
Preservação de patrimônio ambiental na região
Celinho salientou a necessidade de uma maior participação da sociedade civil nas decisões da Renova, uma interlocução mais direta com a Assembleia e uma articulação que privilegie as demandas e ações coletivas. Ele deixou claras as principais necessidades da Região: “O que nós precisamos é de mais investimentos nos municípios do Vale do Aço – no Colar Metropolitano – e em todo o Vale do Rio Doce. Precisamos de liberação de recursos para a construção de fossas sépticas e de Estações de Tratamento de Água e recuperação de nascentes. E, precisamos também de investimentos no Parque Estadual do Rio Doce e da pavimentação da Estrada Parque Dom Helvécio, em Marliéria. Com isso vamos compensar o prejuízo das informações negativas em relação ao patrimônio lacustre do PERD.” Ao final, o deputado Celinho foi enfático: “informações e esclarecimentos são bons, mas o que nós precisamos mesmo é de mais ação, de decisões mais rápidas e solução para os problemas atuais: aqui e agora.”
Na reunião ficou evidente a necessidade da Renova de apresentar um plano de ações que visem à recuperação do Rio Doce – com cronograma e objetivos claros – e que priorize a infraestrutura, a construção de captação de água e a construção de estações de tratamento tanto de água como de esgoto, bem como a revitalização de nascentes e matas ciliares da Bacia.
Como desdobramento, será constituída uma Comissão de Deputados que acompanhará de perto atividades da Renova e apresentar as demandas das populações, das instituições e do poder público como também apresentar propostas e sugestões.
Ao final da reunião, a Diretora de Desenvolvimento Institucional da Renova se comprometeu a construir uma agenda de trabalho com o deputado Celinho do Sinttrocel para aprofundar as discussões.
Desenvolve Rio Doce
No último dia três de outubro, a Fundação Renova lançou o fundo “Desenvolve Rio Doce” que tem como objetivo oferecer suporte às empresas e fomentar o desenvolvimento econômico e social dos municípios banhados pelo Rio Doce. O aporte financeiro inicial é de R$ 40 milhões para apoio a micro e pequenos negócios.
O Fundo, de financiamento de capital de giro, é gerido pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e oferece condições especiais de prazo e taxa de juros.
Em Minas, as inscrições podem ser feitas pelo site
https://www.bdmg.mg.gov.br/Paginas/home.aspx – na aba Simula Fácil BDMG, marque o município que deseja e entre direto no Fundo Desenvolve Rio Doce.



19/10/2107


 
     

 

 

 


<< Voltar a tela anterior
 
 
 
     
     
  GABINETE OFICIAL - CELINHO DO SINTTROCEL
Rua Rodrigues Caldas, 79 - Edifício Tiradentes - 15º andar - sala 02 - Santo Agostinho - Belo Horizonte/MG - CEP 30190120
Telefone (31) 2108-5905