INÍCIO   -   BIOGRAFIA   -   NOTÍCIAS   -   FOTOS   -   BOLETINS   -   VÍDEOS   -   LEGISLAÇÃO   -   CONTATO
 

Deputados vão a Brasília em defesa do modal ferroviário
 


 

O deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB) participou nesta terça-feira (03/07) em Brasília juntamente com os deputados João Leite (PSDB) e Marília Campos (PT) de audiência pública da Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal, que debateu a importância de garantir investimentos para um novo modal de transporte tanto de cargas como de passageiros através da ampliação do sistema ferroviário.

Parlamentares da bancada mineira, representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Tribunal de Contas da União (TCU) e de entidade patronal das concessionárias também estavam no debate que discutiu ainda as obras inacabadas na malha ferroviária, ramais desativados, bem como a conclusão e o efetivo funcionamento da Ferrovia Norte-Sul.

Os parlamentares da ALMG se reuniram pela manhã com técnicos e gestores da agência, quando expuseram suas preocupações quanto aos investimentos, a recuperação e as melhorias necessárias no sistema ferroviário do Estado. Durante o encontro, foi acordado que a ANTT promoverá, em Minas, as audiências que debaterão os contratos de concessão.

Belo Horizonte, Divinópolis (Centro-Oeste), Vale do Aço e Juiz de Fora (Mata) receberão audiências públicas sobre o processo de renovação antecipada das concessões ferroviárias, a serem realizadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Na reunião na Câmara, o diretor do órgão, Sérgio Lobo, confirmou a realização dos debates, que deverão ocorrer em agosto deste ano.



Celinho defende terminal de cargas e ampliação de horários para passageiros no Vale do Aço



O deputado Celinho nos dois encontros em que participou defendeu com veemência a necessidade de implantação de um terminal de cargas no sistema ferroviário do Vale do Aço. Segundo ele, o movimento de paralisação do transporte rodoviário mostrou essa necessidade, pois houve a ameaça concreta de paralisação das atividades das grandes empresas siderúrgicas e de celulose, existentes na região.

Além do terminal de cargas, o deputado Celinho defendeu também a diversificação de horários no transporte de passageiros pela ferrovia Vitória-Minas, que hoje só conta com dois horários para atender a uma demanda cada vez mais crescente.

Celinho enfatizou que a ampliação do modal ferroviário é uma proposta defendida hoje na Agenda de Convergência para o Desenvolvimento do Vale do Aço dentro do eixo infraestrutura. “Os debates da Agenda preveem o fortalecimento do sistema ferroviário para atender ao transporte de cargas, pois é sabido que o modal tem vantagens como a capacidade de transportar grandes quantidades de cargas, auto eficiência energética, baixo nível de acidentes e menor poluição ambiental”, destacou o parlamentar. Para ele, as audiências públicas da ANTT vão explicitar essa necessidade urgente, que poderá ser sanada com a antecipação das concessões. “Reivindicamos e fomos atendidos na realização de uma das audiências da ANTT no Vale do Aço, pois a nossa região já conta com uma estrutura que precisa, entretanto, ser ampliada, inclusive com a implantação de um terminal de cargas para atender ao setor econômico”, salientou Celinho.



04/07/2018


 
     

 

 

 


<< Voltar a tela anterior
 
 
 
     
     
  GABINETE OFICIAL - CELINHO DO SINTTROCEL
Rua Rodrigues Caldas, 79 - Edifício Tiradentes - 15º andar - sala 02 - Santo Agostinho - Belo Horizonte/MG - CEP 30190120
Telefone (31) 2108-5905