Após reunião de técnicos do DNIT, com as empresas Vale e Vereda Engenharia, no último dia 14 de agosto, o deputado Celinho vai marcar uma reunião com a Diretoria de Relações Institucionais da Vale. No encontro, o Deputado vai cobrar da Vale uma decisão mais rápida sobre os procedimentos necessários no viaduto sobre a Estrada de Ferro Vitória Minas para a conclusão das obras de recuperação da ponte sobre o Rio Piracicaba.
A vistoria, executada pelo Consórcio Veredas-EGT no Viaduto sobre a linha férrea, identificou a urgência de intervenções estruturais no viaduto para o trânsito no local seja liberado.
Em relatório técnico a empresa Vereda, relacionou a indefinição das armações existentes, patologias no concreto e a existência de uma fissura na longarina. Também observou as dificuldades de acesso à estrutura e a indisponibilidade de dados e elementos estruturais do viaduto.
O Chefe de Engenharia e Superintendente Substituto do DNIT/MG, Sérgio Oliveira Costa Garcia relatou que uma solução definitiva para o problema parte de estudos que determinem a real situação do viaduto, de sua estrutura e de propostas para as ações corretivas e de adequação do viaduto às pontes.
O DNIT informou que estas ações dependem de um processo que exige tempo para sua finalização e que não se tem em seus contratos de manutenção os serviços que permitam a execução imediata de reparos no viaduto.
Para equacionar o problema, o chefe da engenharia do DNIT solicitou à Vale que faça um estudo e que apresente uma avaliação do viaduto. Assim, será possível avaliar as condições de liberação do trânsito quando do término das obras de recuperação da Ponte.
O DNIT sugeriu ainda à Vale S/A que verifique a possibilidade da própria Empresa assumir as ações de reparo – afinal, a Empresa precisa disto para manter seguras as operações de seus próprios trens.
Desta forma, o analista de suporte de infraestrutura do DNIT, Claudinei Martins, informa que aguarda manifestação da VALE para que juntos possam encontrar uma solução que atenda à expectativa da população do Vale do Aço, em relação à utilização da via composta pela ponte sobre o rio Piracicaba, o viaduto sobre a BR 381/MG e o viaduto sobre a linha férrea.
“Para que se cumpra o prazo de entrega do serviço de recuperação da ponte sobre o Rio Piracicaba é necessária também esta intervenção no viaduto sobre a linha férrea. Vamos continuar intermediando o diálogo entre as empresas para uma solução, em busca de que os problemas apontados possam ser solucionados dentro dos prazos previstos para conclusão da obra da ponte” – DEPUTADO CELINHO SINTROCEL.
27/082019
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