Home    -    Onda Azul    -    Candidatos    -    Propostas    -    Fale com a Onda    -    Galeria de Fotos    -    Downloads  
  MOVIMENTO ONDA AZUL  
     
     
  Histórico

O lançamento do Movimento Onda Azul Minas durante o 12° Congresso de Farmácia e Bioquímica representa um marco na mobilização da categoria em defesa da valorização profissional.

Com o objetivo de unir a classe farmacêutica e conquistar autônima na profissão, propostas do movimento foram recebidas com entusiasmo e já repercutem positivamente em todo o Estado.

Cumprindo as ações propostas para o Congresso, membros do Movimento Onda Azul Minas representado pelos Conselheiros do CRF-MG, Gizele Leal, Junia Medeiros, Euler de Oliveira, Sebastião Ferreira, Benício Machado e o farmacêutico José Geraldo (que também atuou como assessor técnico do CRF-MG), participaram de um debate com a equipe técnica do Conselho Federal de Farmácia – CFF, que discutiu e aprimorou a Consulta Pública n° 6/2013 sobre a regulamentação da prescrição farmacêutica (tarja azul), apoiada pelo movimento, e a Consulta Pública 7/2013, referente às atribuições do farmacêutico.

A proposta de prescrição farmacêutica prevê ainda a seleção de terapias farmacológica, além de outras intervenções relativas ao cuidado do paciente, “no limite da competência profissional”. As terapias farmacológicas incluem os medicamentos isentos de prescrição médica, as plantas medicinais, as drogas vegetais e os fitoterápicos também isentos de prescrição.

Onda Azul é um movimento transformador que, além de apresentar aos gestores públicos os benefícios que o farmacêutico traz para a saúde da população com sua inserção em todas as áreas de atuação, vai espalhar por Minas Gerais o desejo de mudança e valorização que esse profissional merece.

A Chapa Onda Azul Minas

A Chapa “Onda Azul Minas” chega com a força de um movimento que nasceu para valorizar e fortalecer a profissão farmacêutica. Nossa “Onda” não pára de crescer porque tem propostas sólidas para atender os anseios e necessidades da categoria, que hoje sente de perto a falta de diálogo da atual gestão do CRF com o farmacêutico.

Por isso mesmo, a Chapa “Onda Azul Minas”representa a mudança de direcionamento das lideranças que apoiaram a atual gestão. O afastamento dos nossos principais representantes foi resultado de divergências com a linha antidemocrática imposta ao Conselho.

Entendemos que democracia se consolida com participação, abertura e resultados. Isso acontece quando elegemos representantes capazes de tomar as melhores decisões em nosso favor. Com essa convicção construímos uma chapa formada por profissionais comprometidos, líderes e inovadores. Farmacêuticos e farmacêuticas com grande entrosamento técnico, científico e político. Tudo isso com a garantia da representatividade feminina da classe, que hoje representa 75% dos profissionais.

A principal plataforma de trabalho da Chapa “Onda Azul Minas” é a defesa da Tarja Azul - venda sob prescrição farmacêutica. O maior compromisso é a garantia de diálogo permanente com todos os profissionais. E a capacitação técnica será uma atuação constante no trabalho de valorização do profissional.

Conheça as principais propostas de atuação da Chapa “Onda Azul Minas”:

*Autonomia Farmacêutica – Trabalhar pela regulamentação da Prescrição Farmacêutica e aprovação da Tarja Azul (Venda sob Prescrição Farmacêutica).

*Fiscalização – Rediscutir com a categoria a fiscalização nos finais de semana.

*Conselho de portas abertas- Aproximar o farmacêutico do CRF/MG e fazer do conselho regional um espaço de diálogo com a categoria.

*ANVISA - Fortalecer a comunicação entre os farmacêuticos mineiros e a ANVISA e criar um canal direto para esclarecer dúvidas e resolver pendências

*Capacitação profissional- Reorganizar o CAPACIFAR, ampliar o seu alcance e ofertas de cursos com módulos presenciais e à distância.
 
 
     
  Todos os direitos reservados - Movimento Onda Azul